Skin Care no Inverno: dicas de cuidados da cabeça aos pés

Chegou a estação do ano em que cabelos e, principalmente, pele, necessitam de cuidados especiais. Isso porque nesse período ficamos expostos às condições mais agressivas do clima, como o frio e baixa umidade, além das mudanças na rotina, com os banhos mais quentes. Condições especiais que demandam cuidados diferentes das outras épocas do ano.

 

O primeiro passo para uma skin care de sucesso é o autoconhecimento. Qual o seu tipo de pele: seca, mista ou oleosa? Respondendo a essa pergunta, podemos analisar outros fatores como idade, por exemplo, e entender a sua real necessidade. Consultar um dermatologista é o mais recomendável em todos os casos para evitar sensibilidade ou reações a produtos. 

 

Tudo começa pela água

Em todos os sentidos, a água é a primeira coisa mais importante do seu skin care. Seja de dentro para fora, ingerindo pelo menos dois litros de água diariamente, seja de fora para dentro: água quente pode retirar a proteção natural da pele, por isso, mesmo nos dias mais gelados prefira lavar o rosto com água em temperatura ambiente, pois além de preservar os nutrientes da pele, a temperatura mais baixa retrai os vasos sanguíneos promovendo uma ação de desinchaço. 

 

Limpeza

Para o dia a dia busque uma limpeza mais superficial e delicada dos poros com sabonetes líquidos apropriados para a pele do rosto, tônicos, água micelar e demaquilantes de ação calmante. Deixe a limpeza mais profunda, como o uso de esfoliantes ou ácidos que promovam renovação celular, para a frequência de uma vez na semana. 

 

Hidratação

A hidratação é sempre um assunto polêmico para quem tem pele mista e oleosa. Não hidratar também causa excesso de oleosidade, isso porque a pele, através do efeito rebote, vai produzir mais sebo para suprir a necessidade natural de hidratação. Nestes casos de peles mais oleosas, formulações em gel, booster ou sérum podem ser ótimas soluções para fornecer nutrientes e hidratação. É importante analisar como a pele se comporta e cogitar a possibilidade de oferecer hidratação mais densa, como em cremes. 

 

Proteção Solar

Faça chuva, sol, frio ou calor, não importando a estação do ano, o protetor solar é item essencial de toda skin care bem feita. No inverno, devido a possibilidade de ressecamento da pele, utilize primeiro o produto de hidratação e a proteção solar por cima. Para os casos de pele oleosa, sérum + protetor pode ser uma dupla de sucesso. 

 

Lábios e áreas sensíveis

A hidratação e proteção solar também precisam ser direcionadas a áreas em que a pele é mais sensível, como lábios e olhos, tomando cuidado, neste caso, por conta da delicadeza da pele nessas áreas. Utilize produtos específicos para essas regiões pois suas formulações moleculares são produzidas de forma a serem absorvidas corretamente nesses locais.

 

Corpo

Nada de tirar a calça e encontrar uma pele esbranquiçada! Não é porque a pele está mais coberta nesse período que ela deve ser esquecida, isso porque o ressecamento pode lhe causar danos para as próximas estações como estrias, por exemplo. Invista em hidratantes corporais de formulações mais densas e até mesmo em óleos corporais para prevenir possíveis danos. 

 

#FicaDica: Utilize produtos de qualidade

A Vult, marca de cosmético reconhecida pela qualidade de seus produtos trabalha com diversas linhas dedicadas aos cuidados com a pele do rosto. São dermocosméticos como demaquilantes, tônicos, máscaras e hidratantes especiais. Além disso, a Bio Oil tem em seu portfólio de produtos óleos corporais que podem potencializar a hidratação corporal nessa época do ano e no assunto proteção solar, Australian Gold garante a qualidade em suas diversas versões de produtos.

 

Ame se cuidar

Faça da rotina de cuidados um ato de carinho e amor próprio! Com certeza isso vai potencializar a formulação de todo e qualquer produto de cosmético.

 

Siga nossas redes sociais para acompanhar todas as dicas e novidades do mundo da beleza.

Leia também