Cuidados com os cabelos no tempo seco

Vivemos um período de estiagem em grande parte do país, principalmente no estado de São Paulo, com isso, a umidade relativa do ar cai, muitas pessoas podem ter problemas respiratórios, mas você sabia que seu cabelo também sofre com o ar seco? Aliás, muitas vezes o ar seco gera até pequenos choques ao pentear os fios devido ao isolamento da energia.

 

O que acontece com os fios com o ar seco?

Com a umidade do ar em níveis baixos, os fios tendem a ficar mais ressecados, principalmente do meio às pontas. Até os cabelos mais oleosos sofrem com essa ação do clima. Isso porque os fios têm, além de queratina, água em sua composição, e o ambiente mais seco retira essa umidade natural, provocando quebras e deixando os fios porosos.

 

Como cuidar do cabelo e evitar danos no período mais seco?

 

1 – Hidrate-se de dentro para fora. 

O primeiro grande passo é beber muita água para manter o seu organismo bem hidratado e, consequentemente, os fios. 

 

2 – Umidifique o ambiente. 

Uma estratégia é umidificar o ambiente em que você permanece a maior parte do tempo, seja com toalhas molhadas ou umidificadores de ambientes. Dessa forma, você eleva a umidade do ar ao seu redor e evita que o ar seco “roube” ou “evapore” a água natural presente na composição dos fios.

 

3 – Use cremes sem enxágue

Selar as cutículas pode ser uma estratégia inteligente para manter a umidade natural dentro dos fios. Os cremes sem enxagues, como os utilizados para pentear ou com objetivo de hidratação extra, podem lhe ajudar nessa missão. Procure por opções que não pese nos fios para evitar outros tipos de prejuízos.

 

4 – Faça um cronograma capilar

É importante fornecer nutrientes e substâncias hidratantes com maior atenção nesse período. Uma umectação correta pode lhe garantir fios viçosos para as outras estações em que a umidade do ar é mais alta.

 

5 – Evite produtos adstringentes

Produtos adstringentes são aqueles que provocam uma limpeza mais profunda dos fios e couro cabeludo. São os conhecidos shampoos anti resíduos, por exemplo. Esse tipo de produto retira com severidade a oleosidade natural e pode gerar danos neste período de tempo seco.

 

6 – Evite prender os fios com muita força

Como o cabelo fica mais fragilizado nesse período de estiagem, a quebra pode ser provocada com maior facilidade. Por isso, caso seja necessário prender os fios, utilize acessórios que o farão com sutileza e suavidade.

 

7 – Evite temperaturas extremas

O uso de secadores, chapinhas e água quente podem acelerar os danos nos fios com o tempo seco, por isso, evite-os ao máximo para prolongar a saúde do seu cabelo.

 

8 – Óleos reparadores para os cachos

Os cabelos cacheados e crespos têm uma tendência natural de serem um pouco mais secos que os fios que apresentam o formato liso ou ondulado, por isso é interessante apostar em óleos reparadores para uma umectação mais profunda. 

 

Independentemente do clima ou da época do ano, seu cabelo é reflexo da sua saúde, por isso, além desses cuidados é importante manter uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos constante e a rotina regular do sono. 

 

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as dicas.

Leia também