Benefícios do sol para o organismo

Já diria Vitor Kley: 

“Ô, sol

Vê se não esquece

E me ilumina

Preciso de você aqui”

 

Não por acaso, o cantor estava certo, precisamos do sol. Essa estrela da qual nosso planeta circunda é fundamental para a nossa saúde física e emocional. Confuso, não?! A gente explica!

 

Quanto mais bronze, menos irradiação

O sol ativa a melanina, substância responsável por dar coloração à pele e trazer aquele bronze lindo e desejado no verão. Esse bronze faz com que menos radiação de raios ultravioletas sejam absorvidos, protegendo o nosso organismo da toxicidade provocada por eles. 

 

Mais sol, menos depressão

A exposição ao sol ativa algumas substâncias em nosso organismo, dentre elas a endorfina, um hormônio responsável pela sensação de bem-estar, por isso, tomar sol, aliado a outros cuidados, pode diminuir os riscos de depressão.

 

Ossos fortes e imunidade alta

O sol ativa em nosso organismo a produção de vitamina D, essencial para a absorção do cálcio, mineral importantíssimo na composição óssea e para as articulações.Assim, quem se expõe ao astro rei pode prevenir doenças como osteoporose e outras que já foram associadas ao déficit de vitamina D, como: câncer, doenças autoimunes, infecciosas, neurológicas, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes e problemas na saúde reprodutiva. 

 

Sono em dia

A luz solar provoca no organismo o efeito de regularização do sono. Assim como a escuridão ativa substâncias responsáveis pela qualidade do sono, como a melatonina, a luz solar provoca o efeito de manter o organismo em alerta, “dizendo” a ele que é o momento de ficar acordado, deixando claro, literalmente, ao sistema que há uma diferença bem definida entre os períodos. 

 

Se joga, mas com cuidado!

Tudo que é em excesso faz mal e todo mundo sabe disso, ainda mais quando se trata do sol. A recomendação é utilizar protetores e bloqueadores solares para evitar doenças causadas pelos raios ultravioletas. A Australian Gold tem ótimas opções com ou sem cores e, inclusive, para peles oleosas. 

A recomendação é evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, que são os horários de maior incidência de raios ultravioletas.

 

Acesse nossas redes sociais e fique por dentro dessa e outras dicas para a sua beleza e saúde!

Leia também