Aprenda mais sobre a estrutura do cabelo para poder cuidar dele corretamente

Cada pessoa, dependendo de sua genética, tem um tipo diferente de fio, que pode variar em forma ou cor. No entanto, a estrutura das fibras de cabelo é similar para todos. Os fios de cabelo são estruturas formadas por queratina, que é um tipo de proteína resistente. 

 

Cutícula

Em sua superfície, o cabelo é envolto por uma fina camada de cutículas capilares, que lembram escamas. Elas protegem as porções internas e, por serem transparentes, permitem que vejamos a cor dos fios.

 

Córtex

Na segunda camada do cabelo, encontramos o córtex, que é a porção predominante na formação do fio e onde encontra-se a maior quantidade de proteína. É a estrutura do córtex capilar que diz seu grau de resistência, elasticidade e cor. Assim, quanto mais cadeias de proteínas, mais forte é o cabelo. Também é no córtex que se encontra a melanina, pigmento responsável pela cor dos fios.

 

Medula

É a camada mais interna e central do fio. Ainda não se sabe qual a função exata dessa parte do cabelo, mas alguns estudos apontam que a medula pode estar relacionada com o início do crescimento do fio. Seria ela que apontaria o novo fio em direção ao poro da pele.

 

Tipos de cabelo

 

Agora que você já conhece a estrutura dos fios de cabelos, vamos aos tipos! Os cabelos podem ser lisos, ondulados, cacheados ou crespos, e para cada tipo há variações quanto à espessura, volume e brilho. Identifique qual seu tipo de cabelo e aproveite nossas dicas para cuidar dele da melhor maneira. 

 

Cabelo liso

Costuma ser bem sedoso, pois a oleosidade natural dos fios consegue atingir as pontas dos fios, no entanto, o uso constante de chapinha ou babyliss pode tornar o cabelo seco.

 

Como cuidar: Para evitar o ressecamento, os cabelos lisos precisam de hidratação a cada duas semanas e a cada lavagem deve-se usar cremes protetores térmicos antes de usar o secador ou a chapinha.

 

Cabelo ondulado

Forma ondas em forma de S, podendo ficar liso quando escovado ou cacheado quando é amassado, formando cachos soltos.

 

Como cuidar: Para definir as ondas, recomenda-se cremes para pentear ou ativadores de cachos. Os cortes em camadas são os mais indicados, pois dão mais movimento às ondas. Os cabelos ondulados requerem uma hidratação profunda a cada duas semanas, com máscaras ou cremes específicos para hidratar, e o secador e a prancha devem ser deixados de lado para que as ondas fiquem mais definidas e brilhosas.

 

Cabelo cacheado

Forma cachos bem definidos que parecem molas, mas tende a ser seco.

 

Como cuidar: O ideal é que sejam lavados apenas duas vezes por semana com shampoos anti-frizz ou para cabelos normais. A cada lavagem os fios devem ser hidratados com creme de tratamento ou máscara de hidratação. O uso do leave in, que é um creme de pentear sem enxágue, é super recomendado. O ideal é deixar o cabelo secar naturalmente, pois o uso de secador e prancha resseca os cachos.

 

Para dar forma ao cabelo e definir os cachos, o leave in pode ser usado diariamente, sendo necessário apenas retirar o creme do dia anterior com água. Outro produto que pode ser utilizado é o reparador de pontas, que dá brilho e maciez, e deve ser aplicado com os fios já secos.

 

Cabelo crespo

O cabelo crespo ou afro é diferente do cabelo cacheado porque mantém-se enrolado mesmo quando está molhado. Ele é frágil e seco, pois a oleosidade não consegue percorrer os fios do cabelo, e por isso recomenda-se a hidratação semanalmente.

 

Como cuidar: É importante que a hidratação seja feita com água quente e toucas térmicas, mas a finalização da lavagem do cabelo deve ser feita com água fria, pois isso evita o frizz. Deve-se usar o creme para pentear e deixar os cachos secarem naturalmente, apenas retirando o excesso de água ao amassar o cabelo com papel toalha. Quando o uso do secador for necessário, uma boa dica é passar um pouco de gel nas pontas do cabelo, por cima do creme de pentear, e usar o difusor para definir os cachos.

 

Além de saber o seu tipo de cabelo para poder cuidar corretamente dos fios, investir em produtos de qualidade irá ajudar a manter o brilho, maciez e saúde dos fios.

Leia também