8 dicas para a transição capilar

A decisão pela transição capilar não deve acontecer de uma hora para a outra, deve ser pensada e analisada com calma e cuidado. É preciso que haja um forte processo de autoconhecimento para resistir à jornada que será longa e trabalhosa. 

Essa é uma fase, como o próprio nome diz, de transição não só para os fios, mas para a aparência, autoestima e sobre como você se vê. É o momento de voltar às raízes e deixá-las aparentes, como verdadeiramente são.

 

Como fazer transição capilar?

O primeiro passo é ter certeza do que fazer e porque está tomando essa decisão. Feito isso, vamos à parte prática. 

 

1- Big Chop

Uma possibilidade é o Big Chop, ou melhor, grande corte. Com o cabelo mais curto, o processo pode ser facilitado, visto que teremos duas texturas em um mesmo fio e isso pode gerar quebras e embaraçamento. 

 

2- Invista em uma alimentação saudável

A saúde do fio começa de dentro para fora. É clichê, mas é preciso dizer isso! Invista em uma alimentação vasta e que compreenda todos os nutrientes, principalmente proteínas e vitaminas. Um nutricionista poderá lhe auxiliar nesse processo, em busca da alimentação que melhor se adequa à sua rotina. 

 

3- Cuide da saúde do couro cabeludo

Um couro cabeludo bem tratado gera fios mais saudáveis, por isso, principalmente nessa fase, evite temperaturas extremamente quentes em contato com o couro cabeludo. Isso pode prejudicar o crescimento das madeixas. 

 

4- Pare com a química

Voltar a realizar procedimentos químicos pode ser tentador nos dias mais difíceis dessa jornada, porém voltar a realizá-los só lhe deixará ainda mais distante do seu objetivo final.

 

5- Delicadeza ao pentear

Como já dissemos, nesse período teremos duas texturas nos fios: a natural, que pode ser ondulada, cacheada ou crespa, na raíz, e o alisamento químico nas pontas. Por isso, para que não haja quebras ou danos, é preciso ter delicadeza. Utilizar pentes de dentes mais largos e cremes dedicados para esse processo podem ser boas ferramentas. 

 

6- Quais produtos utilizar?

Lembre-se que essa é uma jornada em busca da recuperação da naturalidade dos fios, ou seja, você deseja que ele volte a ter o seu formato natural que não é o liso, por isso, desde o início, é preciso procurar por linhas dedicadas a definição dos cachos. Marcas como EICO e Siáge, da Eudora, têm linhas completas com esse objetivo. 

 

7- Cronograma capilar

Não basta utilizar somente produtos dedicados aos cabelos cacheados/crespos, é preciso investir em linhas de tratamentos, já que, principalmente nesse período, os fios estarão fragilizados e precisarão de força total para completar a jornada inteiros e saudáveis. Um cronograma capilar com hidratação, nutrição e restauração é sempre bem-vindo. A sugestão para quem busca a transição capilar, pode ser a seguinte: 

 

1ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 reconstrução

2ª semana: 1 nutrição, 1 hidratação e 1 nutrição

3ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 reconstrução

4ª semana: 1 hidratação, 1 nutrição e 1 hidratação

 

8- Penteados e texturização como aliados

Algumas táticas podem lhe ajudar nesse processo, como penteados presos ou semi-presos, como coques e tranças, dão mais controle aos fios nos dias em que estão mais rebeldes. Mas não é recomendado que estejam constantemente presos, já que isso pode quebrá-los com mais facilidade. 

A texturização também é uma boa alternativa para estimular a forma natural dos fios e pode ser realizada secando o cabelo com o bico difusor, ou ainda modelando com bobs, bigudinho, dentre outras possibilidades. 

 

Quanto tempo pode durar a transição capilar? 

Cada formato de cabelo vai aparentar uma velocidade de crescimento. Os fios ondulados, por exemplo, aparentam crescer mais rápido que os crespos, mas ambos crescem uma média de 1,2 cm por mês. É claro que com o cuidado certo para que não sejam danificados durante o processo e venham a quebrar, além de um corte mais drástico, o objetivo será alcançado com maior agilidade. 

 

Voltar às raízes é redescobrir-se

Esse processo em busca do formato natural do cabelo é, também, uma transição em busca de redefinição daquilo que conhece sobre si. Uma nova imagem aparecerá no espelho à sua frente e isso refletirá diretamente naquilo que você é por dentro. Aproveite esse caminho!

Leia também